Pesquisa:
 

Domingo, 1 Julho 2012 11:24

BULGÁRIA
Marcha do Orgulho em Sofia, protegido por centenas de polícias



Cerca de 2000 pessoas participaram numa manifestação do orgulho gay, lésbico, bissexual, transgénero e transexual na capital da Bulgária este sábado, protegidos pela polícia depois de ameaças de extremistas.


Protegidos por centenas de polícias e seguranças privados, os manifestantes caminharam pacificamente através do centro de Sofia exibindo faixas coloridos pedindo igualdade, amor e diversidade sexual.

Antes do evento, diplomatas de vários países emitiram uma declaração conjunta apoiando a Marcha do Orgulho de Sofia. Os embaixadores da Alemanha, Argentina, Áustria, Dinamarca, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Noruega, Países Baixos, Reino Unido e Sérvia referiram-se ao evento como "uma oportunidade para promover os direitos humanos e da tolerância, celebrar a diversidade, e denunciar a homofobia."

A grande maioria dos participantes eram jovens e no passado estas manifestações foram atacadas por grupos que se opõem ao tratamento igualitário das pessoas LGBT. A Igreja Ortodoxa fez pressão junto da população para proibir a marcha que considerava por em causa as "tradições cristãs" do país e mostrou-se "categoricamente contra a organização de tal manifestação imoral."

Desde 2004 que a Bulgária tem uma lei anti-discriminação incluindo homofobia, mas têm resultado ineficaz. A população LGBT no país é ainda alvo de ataques de ódio com base na orientação sexual e identidade de género que, segundo a Amnistia Internacional, não são devidamente investigados e não resultam em condenações adequadas.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal