Pesquisa:
 

Sábado, 1 Julho 2006 19:51

REINO UNIDO
Dezenas de milhares de pessoas celebram o orgulho LGBT em Londres



Dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo participaram hoje, em Londres, do festival Europride 2006, que entre manifestações e pessoas fantasiadas reivindicou o orgulho de ser LGBT no século XXI.


Seis meses após a entrada em vigor da lei de união civil na Inglaterra, que dá a casais de mesmo sexo direitos equiparáveis aos do casamento civil entre pessoas de sexo oposto, as ruas do centro de Londres encheram-se de cartazes e estandartes reivindicando igualdade em todos os aspectos da vida quotidiana.

Abrindo o desfile, que começou na Oxford Street, havia uma enorme bandeira com as cores do arco-íris, símbolo da luta LGBT. Em seguida, militares e policiais com uniforme desfilaram pelas ruas.

Entre assobios, música e balões coloridos, inúmeras pessoas fantasiadas desfilaram pelas ruas de Londres. Entre os grupos, havia fantasias de rede e palmeiras, um caminhão de bombeiros e um típico autocarro vermelho de dois andares que transportava trabalhadores da Câmara Municipal de Londres.

Demonstrando a pluralidade do evento, não faltaram casais de homossexuais em cadeira de rodas nem famílias de lésbicas empurrando seus carrinhos de bebês.

Da Oxford Street, os manifestantes, com penduricalhos carnavalescos ou seminus, dirigiram-se à praça de Picadilly e avançaram pela avenida de Whitehall, sede do Governo, até o Parlamento, onde se dispersaram. Depois, eles voltaram a se encontrar em Trafalgar Square.

Quarenta carros e cerca de 200 grupos levaram diversão e boas vibrações ao grande festival dos homossexuais europeus, nascido nesta mesma cidade em 1992 seguindo a tradição das marchas pelos direitos dos gays realizadas em Nova York nos anos 70.

Em 2007, o Europride, que já se transformou também em um grande evento turístico, será realizado em Madrid com inúmeros actos e shows com o objetivo de refletir as exigências e as conquistas dos homossexuais nos últimos anos, como a aprovação pelo Parlamento espanhol da união entre casais do mesmo sexo.

No Reino Unido, a lei de união civil entrou em vigor no dia 21 de dezembro, quando 700 casais, incluindo o formado pelo cantor Elton John e por David Furnish, celebraram seu casamento. O compositor casou-se com Furnish após 12 anos de relação em uma discreta cerimonia em Windsor (perto de Londres), coroada com uma festa em grande estilo. O próprio Elton John e outros famosos homossexuais do Reino Unido, como o actor Stephen Fry, fecharão o Europride 2006 com um show, no domingo, na sala de espetáculos Royal Albert Hall, em Londres.

Hoje, além do desfile, haverá discursos e shows na Trafalgar Square. Na vizinha Leicester Square, está sendo organizado um concurso para escolher a melhor artista drag de cabaré. No bairro do Soho, ponto de encontro dos gays na capital britânica, haverá música ao vivo e barracas de comida. Com a manifestação de hoje, Londres completa uma semana de atos e celebrações por ocasião do Europride 2006, na qual houve conferências, obras de teatro e projeções cinematográficas sobre assuntos atuais

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal