Pesquisa:
 

Sexta-feira, 1 Maio 2009 10:43

SIDA
Pessoas com VIH+ em risco igual de contrair Gripe Suína



A organização de informação e luta contra o VIH/SIDA, Terrence Higgins Trust, indica no seu site que as pessoas com HIV "não deverão ter um risco maior de contrair a gripe suína".


A mensagem foi publicada depois de diversas pessoas terem expressado a sua preocupação em termos de saúde enquanto a Gripe Suína se espalha a nível mundial.

Segundo o site, "embora o VIH infecte as células CD4 e reduza o seu número e funcionalidade, existem outras partes do sistema imunitário que são capazes de lutar contra a gripe". Concluindo que "tendo VIH, mesmo com uma baixa contagem de CD4, não deveria tornar alguém mais susceptível", conclui.

No entanto o site recorda que se uma pessoa HIV+ contrair a Gripe Suína, poderá ter um risco maior de complicações como pneumonia. Como tal faz sentido procurar aconselhamento médico no caso de se ter sintomas da gripe. Entretanto a própria Organização Mundial de Saúde já divulgou um comunicado nesta mesma linha: no caso de infecção as pessoas HIV+ devem ter tratamento prioritário de preferência nas 48 horas após os primeiros sintomas.

No entanto devido à variabilidade da Gripe Suína tudo isto são probabilidades: não há forma exacta de saber o que vai acontecer visto esta ser a primeira pandemia de gripe depois da disseminação do VIH pelo mundo.

Diminuir a propagação da gripe é tão simples como evitar uma constipação - cobrir o nariz e boca com um lenço quando se tosse ou espirra, e lavar as mãos frequentemente com água e sabão.

Marcadores/Tags:

#sida #saúde #vih/sida ano 2009

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal