Pesquisa:
 

Sexta-feira, 1 Maio 2009 01:58

EUA
Sondagens confirmam mudança de atitude



Segundo uma nova sondagem da ABC/Washington Post pela primeira vez há mais cidadãos dos EUA a apoiar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, do que contra.


O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo podem ser realizados no Massachusetts, Connecticut e mais recentemetne no Iowa, com Vermont a juntar-se a este grupo em Setembro. Em 2004, apenas 32% dos cidadãos dos EUA eram a favor deste direito, com 62% contra. Neste momento 49% são a favor e apenas 46% são contra, a primeira vez que as sondagens da ABC/Washington Post apresentam maior número de apoiantes que oponentes.

Mais de metade, para ser exacto 53%, afirmam que casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo realizados em estados que o permitam devem ser reconhecidos nos outros estados.

Quando questionados se estavam "fortemente contra" apenas 39% responderam, ao contrário dos 51% de 2004. Do outro lado os "fortemente a favor" são agora 31%, significativamente mais que os 24% de há três anos atrás.

E mesmo nas pessoas que se auto-identificam como conservadores 30% são a favor do casamento civil, uma evolução significativa tendo em conta os 10% de apoio deste grupo em 2004. Mas ainda há 66% contra.

Já a religião parece ser algo mais inflexível, no grupo dos Protestantes Evangélicos brancos, 75% são contra o reconhecimento do casamento para homossexuais e lésbicas. Do outro lado da barricada, os seculares tem exactamente o valor contrário: 75% são a favor.

Como seria de esperar as camadas mais jovens são mais receptivas ao reconhecimento legal, 66% dos adultos com menos de 30 anos aprovam a ideia.

A sondagem foi realizada por entrevista telefónica (fixo e móvel) entre 21 e 24 de Abril com 3% de margem de erro.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal