Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sexta-feira, 1 Abril 2011 14:11

PAÍSES BAIXOS
Celebram-se 10 Anos do primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo



Em 1 de Abril de 2001 realizaram-se os primeiros casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo, em Amsterdão.


"Foi provavelmente o momento mais importante na história do movimento para a igualdade gay em todo o mundo. Quatro casais homossexuais foram casados legalmente no dia 1 de Abril de 2001 sob exactamente a mesma lei dos heterosexuais."

É com esta frase que começa a reportagem do PortugalGay.pt sobre os casamentos em Abril de 2001 (ver www.portugalgay.pt/extra/holanda/ ).

Dez anos depois muita coisa mudou no mundo e em Portugal. O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é uma realidade no nosso país assim como países como Espanha, Canadá, Bélgica, etc. Também há diversos países que reconhecem as uniões entre pessoas do mesmo sexo mas com um nome diferente como é o caso do Reino Unido. E mesmo os Estados Unidos da América que têm alguns estados com casamento, já começam a mostrar sinais de mudança a nível nacional.

Neste momento já se realizaram mais de 15'000 casamentos entre pessoas do mesmo sexo nos Países Baixos, cerca de 2% de todos os casamentos realizado no país. Thus e Faasen que foram um dos casais a celebrar a nova lei e que fotografamos no dia 1 de Abril de 2001 vivem felizes hoje com os seus filhos, Nathan de 10 anos, e Myrthle, de 9, em Maastricht.

Se vivessem em Portugal não teriam tido acesso à maternidade partilhada... a verdadeira igualdade no casamento ainda não chegou a terras lusas.

PAÍSES BAIXOS: Celebram-se 10 Anos do primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal