Pesquisa:
 

Quarta-feira, 1 Fevereiro 2006 23:55

RÚSSIA
Prece e um Aviso Contra os Preservativos



Entre várias comemorações relativas ao Dia Mundial da SIDA em Moscovo, o clero Ortodoxo Russo e oficiais do governo rezaram pelos infectados com VIH e disseram aos ouvintes que a abstinência é melhor do que preservativos para travar a doença. O clero disse que o evento foi inspirado por uma nova parceria entre a Igreja Ortodoxa e a Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID).


Num debate após a missa na Igreja de Santa Catarina A Grande Mártir, o governo e oficiais da Igreja Ortodoxa usaram palavras fortes para aconselhar contra o uso de preservativos na luta contra a SIDA.

“É uma questão de pecado, de imoralidade. Não existe tal coisa como sexo seguro”, disse Lyudmila Stebenkova, deputada de City Duma e presidente da comissão de saúde pública. “Temos que propagandear o comportamento seguro e valores familiares”, disse.

Stebenkova citou um anúncio de metro que avisa os viajantes que os preservativos não são garantia de sexo seguro mas a fidelidade para com o companheiro é. “Tais projectos relativos aos valores familiares estão a ser implementados na América”, disse Stebenkova. City Duma também não advoga o uso de preservativo, disse. O uso do preservativo tem que ser encarado com reservas, declararam os representantes da USAID.

Representantes de organizações de prevenção do VIH criticaram a abordagem da cidade e dos oficiais da Igreja Ortodoxa. “A nossa visão tem que ser realista”, disse Alec Khachatrian, director de programas Russos para Parceiros Trans-Atlânticos Contra a SIDA. “A troca de agulhas e o uso de preservativos estão documentados como ajudando contra a SIDA, e eu acredito na ciência moderna e que os meios mais eficientes de prevenção da SIDA hão-de vir ao de cima”, disse Khachatrian.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal