Pesquisa:
 

Domingo, 1 Janeiro 2012 23:37

MUNDO
2011 em revista



Ficam aqui algumas das principais notícias de 2011 apresentadas no PortugalGay.pt.


Janeiro

O início do ano ficou marcado pela positiva pelo acesso à reprodução medicamente assistida no Brasil e pela referência clara a gays e lésbicas no discurso do Estado da Nação pelo presidente dos EUA. Pela negativa o brutal assassinato de Carlos Castro em Nova Iorque fez títulos em todo o mundo.

Fevereiro

A Alemanha reduz os apoios ao Malawi pelas violações de direitos humanos (incluindo de pessoas LGBT). O mês também marca os aniversários das duas equipas de rugby inclusivas em Portugal. São Tomé e Príncipe anuncia que irá descriminalizar o sexo consensual entre pessoas do mesmo sexo. Depois de um veto presidencial em Janeiro, é finalmente aprovada a nova Lei que agiliza o processo de mudança legal de nome e género em Portugal.

Março

Na mesma altura que a lei que permite a mudança de nome e sexo é promulgada descobre-se que as cirurgias deixam de ser realizadas no Serviço Nacional de Saúde por ter saído o único cirurgião responsável pelas mesmas. Já na Lituânia os deputados pretendem proibir estas cirurgias e o Uganda coloca na gaveta a lei que agravaria as penas por homossexualidade.

Abril

No Reino Unido é anunciado que gays poderão dar sangue desde que não tenham tido sexo nos últimos 10 anos. Em Lisboa é inaugurado o CheckPoint LX, o primero centro de teste rápido do VIH/SIDA dirigido maioritariamente para homens que tem sexo com homens. A lista de convidados para o Casamento Real no Reino Unido é divulgada e são várias as personalidades LGBT na lista. Nos EUA os militares começam formação específica com vista ao fim da proibição de pessoas abertamente gays e lésbicas nas fileiras.

Maio

No Brasil as uniões entre pessoas do mesmo sexo são reconhecidas oficialmente. A Presidente do Parlamento Europeu assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia, 17 de Maio. O jornal diário gratuito Metro tem Lady Gaga como editora especial a 17 de Maio. Em Coimbra realiza-se a segunda edição da Marcha da Luta Contra a Homofobia e Transfobia. Na Rússia o Pride de Moscovo é novamente proibido pelas autoridades locais. Na cerimónia dos Globos de Ouro em Portugal, Bruno Resende faz uma declaração de amor em direto a seu marido Eduardo Beauté. O Clube Safo volta ter uma direção em funções.

Junho

A ONU subscreve os direitos LGBT numa resolução histórica. É realizada a 12ª Marcha do Orgulho LGBT e 16º Arraial Pride em Lisboa. A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo conta com 4 milhões de participantes.

Julho

É assinalado mais um Dia do Orgulho LGBT no Porto. A ILGA Mundo consegue o Estatuto Consultivo na ONU. É realizado o segundo torneio de Rugby "Pitch Beach" em Lisboa.

Agosto

Em Israel uma discoteca gay-friendy é alvo de um atentado, mas sem vítimas mortais. No Brasil um casal de lésbicas consegue dupla maternidade legal.

Setembro

Realiza-se o festival de cinema QueerLisboa 15. Nos EUA o suicídio de mais um jovem gay gera ondas de indignação em todo o país. São revelados documentos em que a Santa Sé defende que não é aceitável a mudança de género em termos de identificação para a Igreja Católica, mesmo quando existe cirurgia.

Outubro

Na Sérvia é proibida a marcha do Orgulho LGBT. Polónia elege os primeiros parlamentares abertamente LGBT. O novo presidente de Câmara do Luxemburgo é abertamente homossexual. Gareth Thomas anuncia o fim da sua carreira desportiva.

Novembro

Bloco de Esquerda anuncia planos de revisão da lei de Procriação Medicamente Assistida. O Paquistão proíbe o envio de palavras como gay e lésbica no serviço de mensagens escritas de telemóvel. A Nigéria propõe criminalização de casamento e coabitação para casais do mesmo sexo.

Dezembro

Na Arábia Saudita, estudiosos muçulmanos alegam que permitir que mulheres conduzam carros irá criar mais homossexuais. Argentina aprova a primeira lei de Identidade de Género despatologizada. Os EUA anunciam que terão um papel mais ativo na defesa dos direitos LGBT no exterior. Na Bélgica toma posse o primeiro chefe de governo da União Europeia abertamente homossexual.

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SETE e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal